Um objeto JavaBean, dentro de uma JSP pode ter uma definição de escopo (tempo de vida de objeto – contexto do objeto) em até 4 escopos distintos. Quais são eles ? e qual o tempo de vida – contexto do objeto em cada escopo?

1.page – disponível apenas no contexto da página.
2.request – disponível para a requisição HTTP (a página que recebeu a requisição e as páginas para onde a requisição é encaminhada), no contexto do objeto request.
3.sessionduração da sessão do cliente (o bean pode ser usado de uma requisição para outra), no contexto do objeto session.
4.application – pode ser usado no contexto da aplicação por qualquer outro componente no aplicativo Web.


 

Dentro de uma arquitetura MVC, deseja-se que todas as requisições passem por um ponto central, sendo delegadas aos responsáveis pelo processamento e, ao final, direcionando os resultados para as visualizações corretas. Qual o padrão de desenvolvimento mais adequado para a tarefa e como deve ser implementado em um sistema Web Java?

O padrão mais indicado é o Front Control, sendo tipicamente implementado através de um Servlet.


 

Defina o que são padrões de desenvolvimento e exemplifique dois padrões presentes na arquitetura JEE

São soluções reutilizáveis de softwares para problemas já conhecidos e formalizados, sendo muito utilizados em sistemas com arquiteturas robustas, a exemplo da arquitetura MVC. Para o JEE são considerados muitos padrões de desenvolvimento, tanto estruturalmente como de forma operacional, mas existem dois particularmente interessantes sob o foco estrutural – Proxy, utilizado na comunicação RMI-IIOP e Fly Weight, utilizado na concepção dos pools de EJBs.


 

Qual a importância do arquivo “web.xml” para um aplicativo Web feito em Java?

Guarda todas as configurações globais do aplicativo web, incluindo mapeamentos de Servlets, time-out de sessão, pagina inicial, pagina de erro, parâmetros a serem lidos pelos Servlets;


 

As páginas JSP são uma tecnologia Java similar ao ASP, da Microsoft, que permitem a inclusão de trechos dinâmicos feitos em Java em meio a código HTML, viabilizando uma forma mais simples de resposta às solicitações HTTP. C ite vantagens e desvantagens do JSP, e expresse qual a relação destas páginas com a
tecnologia de Servlets.

A principal vantagem do JSP é a facilidade para desenhar as páginas de resposta, com a possibilidade de utilizar editores gráficos, aproveitando todo o potencial criativo dos designers. C omo desvantagem, o estilo de programação dificulta o reuso, além de estimular o corte e colagem, o que acaba por dificultar as tarefas de
manutenção. De qualquer forma, JSP seve como base para a criação de muitos frameworks, como JSF e PrimeFaces, e ao contrário de outras linguagens baseadas em páginas, que são sempre interpretadas, o JSP é transformado em Servlet pelo container, funcionando de forma compilada.

 

Este artigo foi útil ?
SimNão

Comments are closed.

Close Search Window