[ compilado da apostila de Gestão Telecentro – BB ]
Comunicação e avaliação de resultados.
Como um espaço disponível para a mobilização social, o Telecentro passa a ser reconhecido e divulgado naturalmente. A imagem dele, nesse caso, é vista de acordo com o principal objetivo, o de promover a inclusão social.
Comunicação comunitária e continua
O Objetivo do projeto de comunicação comunitária do Telecentro é manter a visibilidade na comunidade, promover o Telecentro, e continuar a estimular, na comunidade, o interesse pelas atividades do Telecentro.
A comunicação deve girar em torno das atividades e sucessos mais notáveis como:
– Novos programas;
– novas parcerias;
– Criação de páginas do Telecentro na Internet;
– Histórias de sucesso dos usuários;
– Um artigo revisando as atividades do Telecentro num certo período de tempo;
– Qualquer atenção especial recebida por órgãos governamentais corporações, mídias ou organizações comunitárias;
– Edição de um boletim eletrônico sobre o Telecentro e a comunidade.
Mensurando os resultados
Como saber se as ações de comunicação estão sendo eficazes? Para avaliar os resultados da comunicação é necessário analizar se as respostas desejadas estão sendo obtidas, ou seja, se os objetivos estratégicos estão sendo alcançados de modo satisfatório, conforme o estabelecido no planejamento. Essas ações devem ser avaliadas – de preferência uma a uma – durante o processo de comunicação e não em conjunto ao final dele. A essa prática dá-se o nome de monitoração, sinônimo técnico para acompanhamento.
A principal vantagem de monitorar os resultados a cada ação implantada é que podemos identificar, com maior precisão, eventuais problemas de percurso, corriginfo-os, paerfeiçoando e alterando medidas e procedimentos.
A avaliação dos resultados deve:
-
Envolver parceiros;
-
Ser continua
-
mensurar resultados
-
corrigir desvios;
-
propor alterações de melhoria;
-
implantar novas ações definitivas;
-
retroalimentar novo processo avaliatório.
Deixar para avaliar os resultados de um plano de comunicação, por exemplo, ao final de um ano de trabalho, costuma ser pouco produtivo e até dispendioso: além de não conseguir ter uma visão clara da eficácia de cada uma das ações separadamente e de não saber exatamente onde se errou ou acertou, as instituições acabam desperdiçando recursos e energia que poderiam ser otimizados se elas tivessem solucionado a tempo os pontos fracos em sua comunicação.
É muito válida também a utilização de pesquisas de diagnóstico do público. a fim de contribuir para a melhoria dos trabalhos do Telecentro.
Last modified: 7 de setembro de 2006
gostei, estava a procura de qualquer informação sobre avaliação dum processo de comunicação