PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 1 a 5
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Question 1 |
Com relação ao Android é incorreto dizer que:
A | Não possui restrições quanto ao acesso às funcionalidades nativas do aparelho. |
B | Trata-se de uma plataforma open source. |
C | Fornece ao desenvolvedor poderosos recursos 2D e 3D. |
D | Consome poucos recursos devido à utilização da KVM. |
E | Permite a implementação de bancos de dados com o SQLite. |
Question 2 |
Uma máquina virtual é:
A | Um tipo de plataforma de hardware. |
B | Um simulador eficiente e isolado de uma máquina real. |
C | É a classificação dada para o tamanho do aparelho. |
D | Uma máquina que não existe. |
E | É uma tecnologia de desenvolvimento de software para dispositivos móveis. |
Question 3 |
Os dispositivos móveis apresentam características próprias que obrigam a mudanças na forma de desenvolvimento de softwares para os mesmos. Qual das características abaixo NÃO corresponde a este tipo de dispositivo?
A | São menores e mais leves. |
B | Podem possuir conectividade, inclusive intermitente. |
C | Maior autonomia de bateria. |
D | Normalmente são mais rápidos para inicialização ou desligamento. |
E | Utilizam o mouse como dispositivo de apontamento. |
Question 4 |
O principal papel da MIDP é para:
A | Desenvolvimento de software para dispositivos móveis. |
B | Desenvolver o programa na linguagem Java. |
C | Desenhar o software. |
D | Classificar o tamanho do aparelho. |
E | Complementar a configuração que caracteriza o dispositivo. |
Question 5 |
A diferença significativa entre um telefone celular e um smartphone:
A | Está na aplicação do smartphone, que é um tablet. |
B | Está no hardware empregado. |
C | Está no tamanho do aparelho. |
D | É que o smartphone é um telefone inteligente, ele possui funcionalidades que são mais avançadas e que podem ser estendidas por meio de programas executados através de seu sistema operacional. |
E | Está na marca do aparelho. |
Question 6 |
Normalmente, os dispositivos móveis são pequenos e possuem algumas diferenciações importantes quando comparados a equipamentos maiores. Marque a opção que não é uma diferenciação.
A | Podem possuir ou não conectividade |
B | Normalmente são menores e mais leves |
C | Tendem a ser mais seguros e confiáveis; |
D | Podem ser mais resistentes a quedas; |
E | Normalmente são mais lentos na inicialização e no desligamento; |
Question 7 |
As configurações JME direcionam os aplicativos para uma ampla família de dispositivos com características similares. Com respeita à configuração do tipo CDC, qual das afirmações é VERDADEIRA?
A | Apresenta um limite de 32 KB de memória para alocação em tempo de execução. |
B | Trabalha com uma máquina virtual denominada KVM. |
C | Trabalha com conectividade de rede intermitente. |
D | Precisa de pelo menos 512 KB de memória para execução do Java. |
E | É a configuração utilizada por celulares comuns e pagers. |
Question 8 |
As configurações JME direcionam os aplicativos para uma ampla família de dispositivos com características similares. Marque a opção dos aparelhos que possuem as características abaixo: - Mínimo de 512 Kb de memória para execução do Java; - Mínimo de 256 Kb de maméria para alocação em tempo de execução
A | API |
B | MIDP |
C | CLDC |
D | KVM |
E | CDC |
Question 9 |
Na montagem do ambiente para desenvolvimento J2ME utilizando a IDE NEtBeans, precisamos de vários componente, são eles:
A | JDK do Java SE para a plataforma do seu computador, o NetBeans, o JDK do J2ME e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans e o Eclipse |
B | JDK do Java SE para a plataforma do seu computador, o NetBeans e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans |
C | JDK do Java SE para a plataforma do seu computador, o NetBeans, o JDK do J2ME e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans |
D | JDK do Java SE para a plataforma do seu computador, o JDK do J2ME e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans |
E | JDK do Java SE qualquer, o NetBeans, o JDK do J2ME e o mapeamento da plataforma J2ME dentro do NetBeans |
Question 10 |
As configurações JME direcionam os aplicativos para uma ampla família de dispositivos com características similares. Com respeita à configuração do tipo CLDC, qual das afirmações é VERDADEIRA?
A | É a configuração utilizada por Smartphones, set-top boxes entre outros. |
B | Apresenta um limite de 64 KB de memória para alocação em tempo de execução. |
C | Trabalha com conectividade de rede normalmente persistente e veloz. |
D | Interface de usuário com recursos limitados. |
E | Precisa de pelo menos 512 KB de memória para execução do Java. |
Question 11 |
Para a plataforma Java Micro Edition, podemos afirmar que a diferença significativa entre as configurações de um telefone celular e um smartphone:
A | Está na marca do aparelho. |
B | Está no MIDP. |
C | Está no CLDC e no CDC. |
D | Está na aplicação do smartphone, que é um tablet. |
E | Está no hardware empregado. |
Question 12 |
Devemos considerar o uso de bibliotecas gráficas:
A | Quando o Java não estiver instalado no dispositivo móvel. |
B | Quando a Dalvik e a KVM estiverem presentes em um mesmo equipamento. |
C | Quando não houver espaço no dispositivo móvel. |
D | Quando a biblioteca empregar um paradigma de programação que facilite o desenvolvimento e quando houver espaço no equipamento para a adição dela. |
E | Quando estivermos utilizando MIDP e CLDC exclusivamente. |
Question 13 |
Podemos dizer que um MIDlet possui um conjunto de classes projetadas para ser executada e controlada pelo AMS e que os métodos do MIDlet permitem ao AMS controlar os estados do MIDlet. Marque a opção que apresenta os estados de um MIDlet:
A | Iniciado ¿ startApp; Pausado ¿ pauseApp; Aguardando ¿ waitApp; Destruído ¿ destroyApp; |
B | Iniciado ¿ startApp; Dormindo ¿ sleepApp; Destruído ¿ destroyApp; |
C | Iniciado ¿ startApp; Pausado ¿ pauseApp; Destruído ¿ destroyApp; |
D | Iniciado ¿ startApp; Aguardando ¿ waitApp; Destruído ¿ destroyApp; |
E | Iniciado ¿ startApp; Pausado ¿ pauseApp; Dormindo ¿ sleepApp; Destruído ¿ destroyApp; |
Question 14 |
As MIDlets são:
A | Métodos para particionamento de texto. |
B | Aplicações da plataforma Java Micro Edition. |
C | Componentes de acessibilidade para pessoas de baixa estatura. |
D | Um meio de comunicação padronizado entre front-end e back-end. |
E | Constantes de localização para o centro do display. |
Question 15 |
As classes gráficas (classes GUI) do Java Micro Edition são definidas pela JCP (Java Community Process) e estão inclusas no MIDP. Marque a alternativa que possui somente Displayable que herdam de Screen:
A | Alert, Gauge, Form e TextField |
B | Alert, TextField, Gauge e StringItem |
C | Alert, List, Form e TextBox |
D | Gauge, List, Form e TextField |
E | Gauge, List, ChoiceGroup e TextBox |
Question 16 |
A High Level API é voltada para a construção de interfaces de usuário, similares às janelas dos sistemas desktop, sendo estas interfaces descendentes da classe Screen. Qual dos elementos abaixo NÃO é um descendente de Screen?
A | List |
B | Form |
C | Gauge |
D | Alert |
E | TextBox |
Question 17 |
Como a KVM implementa parcialmente as especificações da JVM (Java Virtual Machine) os aplicativos gerados:
A | podem ser interpretados nativamente pela plataforma Java SE sem qualquer adequações. |
B | podem ser executados nativamente no Android, sem qualquer modificação. |
C | são nativos e podem ser executados diretamente pelo sistema operacional. |
D | são muito pequenos e portáveis para quaisquer outras plataformas Java ME. |
E | para uma plataforma podem não ser portáveis para outras. |
Question 18 |
Verifique o trecho de código abaixo:
Display display = getDisplay(); display.setCurrent(proxTela);
Marque a opção que explica corretamente o código:
A | Nenhuma das alternativas está correta. |
B | Cria um objeto que identifica a tela atual do dispositivo e passa para proxTela; |
C | Cria um objeto do tipo Display, que serve para identificar qual é a próxima tela; |
D | Cria um objeto display para tratar a tela atual; |
E | Cria um objeto que recebe a nova tela e chama outro método para trocar a tela; |
Question 19 |
O componente utilizado para exibir mensagens de aviso ao usuário é:
A | TextField. |
B | TextBox. |
C | Alert. |
D | Form. |
E | Canvas. |
Question 20 |
Qual interface encapsula o mecanismo de gerência de eventos no J2ME?
A | CommandListener. |
B | MIDletListener. |
C | ActionListener. |
D | CommandStateListener. |
E | MIDPListener. |
Question 21 |
Podemos afirmar que a área de código-fonte da IDE NetBeans:
A | Representa o aparelho celular. |
B | É o MIDP. |
C | Permite a codificação da aplicação. |
D | Representa um mapa de banco de dados. |
E | É a CLDC. |
Question 22 |
Como são denominados os elementos dispostos sobre um formulário no J2ME?
A | Sprites. |
B | Robots. |
C | Screens. |
D | Items. |
E | Elements. |
Question 23 |
O NetBeans permite o desenvolvimento de aplicativos para JME com grande produtividade. Qual das afirmações abaixo NÃO corresponde a uma característica deste ambiente?
A | Ao executar o projeto inicia o emulador e carrega o aplicativo no mesmo. |
B | A tela de código protege o código estrutural da IDE contra modificações e sinaliza para o programador com a colocação de fundo cinza. |
C | Obriga uma construção totalmente visual, não permitindo ao programador interferir em nenhum ponto via codificação. |
D | Apresenta uma tela denominada "Navegador", na qual pode ser observada uma visão lógica e hierárquica do projeto. |
E | Apresenta um controle visual para o fluxo de navegação do MIDlet. |
Question 24 |
Quando se programa em celular com uma configuração baixa como, por exemplo, CLDC 1.0, o melhor a fazer a fim de reduzir o consumo de memória RAM é:
A | Usar o mínimo possível de instruções "if". |
B | Usar o mínimo possível de objetos. |
C | Usar o mínimo possível de instruções de repetição, incluindo o "do" e o "while". |
D | Usar o mínimo possível de instruções de decisão, incluindo o "switch". |
E | Usar o mínimo possível de instruções "for". |
Question 25 |
Analise o texto: "Quando assume um valor, não pode mais ser alterada, todavia quando é um objeto, seu valor pode eventualmente mudar, mas sua referência de memória não pode ser alterada." Considerando que estamos no contexto de Java Micro Edition, este texto refere-se a:
A | Uma constante. |
B | Um tipo primitivo. |
C | Uma variável. |
D | Um ponteiro. |
E | Uma instrução. |
Question 26 |
Para melhorar o desempenho dos sistemas criados com JME deve-se:
A | Evitar nomes grandes para as variáveis do sistema. |
B | Compactar o arquivo de distribuição no formato "rar". |
C | Instanciar objetos somente quando forem necessários. |
D | Nas comparações colocar do lado direito a de maior probabilidade de ocorrência. |
E | Apagar os comentários. |
Question 27 |
Boas práticas de programação compreendem:
A | Códigos sofisticados. |
B | Programação orientada a objeto, independentemente da plataforma. |
C | Simplicidade. |
D | Documentação e objetividade, a fim de contemplar a manutenção e o resultado. |
E | Design bonito e sofisticado. |
Question 28 |
Analise o trecho de código-fonte Java a seguir:
boolean b = false; if (b = true) {b = false;}
O trecho de código-fonte Java:
A | Representa um mapa de banco de dados. |
B | Não funciona, dá erro e travará a KVM. |
C | Não funciona e dá erro ao compilar. |
D | Cria uma variável "b", define um valor "false" (falso) para o "b" e, por atender a condição, o fluxo entrará na instrução "if", pois diante da atribuição e comparação, o resultado é "true". |
E | Cria uma variável "b", define um valor "false" (falso) para o "b" e, por não atender a condição, o fluxo saltará a instrução "if", pois diante da comparação, o resultado é "false". |
Question 29 |
O uso de boas práticas de programação facilitam a deteção de erros que não podem ser detectados pelo compilador, além de agilizar o desenvolvimento de softwares e viabilizar o trabalho em equipe. Qual dos elementos abaixo NÃO pode ser considerada uma boa prática?
A | Alocação de todos os objetos ao iniciar a execução do programa. |
B | Utilização de nomes significativos. |
C | Criação da documentação adequada e inserção de comentários no código. |
D | Uso de "curto-circuito" na comparação. |
E | Colocação das constantes à esquerda nas operações de comparação. |
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